CURIOSIDADES SOBRE OS NOMES DAS RUAS DO BAIRRO



Informamos que algumas ruas citadas aqui ainda estão em Processo de Pesquisa e se você souber mais detalhes destas e de outras ruas não citadas e quiser colaborar conosco é só entrar em contato via Instagram ou pelo Email: movculturalilovesacramenta@gmail.com



AVENIDA SENADOR LEMOS : Avenida Senador Lemos é uma importante via de locomoção terrestre no município brasileiro de Belém (estado do Pará), que transpassa por bairros como Umarizal e Sacramenta.. Batizada com esta nomenclatura em 1943 em homenagem ao político maranhense Antônio José de Lemos (1843-1913). Ex Intendente de Belém bem na época da chamada Belle Époque do Ciclo da Borracha.


AVENIDA PEDRO ÁLVARES CABRAL:Avenida Pedro Álvares Cabral é uma das principais avenidas da cidade de Belém, servindo como importante via de entrada e saída da cidade, que começa na Avenida Visconde de Souza Franco e termina no Complexo Viário do Entroncamento. Já foi chamada de "Rua do Trilho" por onde passava uma estrada de ferro no passado, seu atual nome é uma justa homenagem ao navegador português, cujo, leva o título de descobridor do Brasil.


AVENIDA DR FREITAS


TRAVESSA PEREBEBUÍ :É uma homenagem As Fortificações de Peribebuí localizavam-se na cidade de Piribebuy, ao norte do Paraguai. Na verdade como essa Travessa nasce no Bairro do Marco e esse bairro tem várias ruas homenageando a Vitória do Brasil na Guerra do Paraguai a mesma se estendeu até aqui na Sacramenta.


PASSAGEM GASTÃO


PASSAGEM MUCAJÁ


PASSAGEM 1 DE SETEMBRO


PASSAGEM 03 DE OUTUBRO


RUA CABEDELO


TRAVESSA SEVERA ROMANA : Severa Romana, foi uma mulher de vida simples que viveu e foi morta na Belém no início do século XX.(Leia mais aqui) Como o fato foi de extrema comoção em muitos lugares de Belém homenageou-se a personagem, inclusive na Sacramenta.


PASSAGEM SÃO SEBASTIÃO : Originado em Homenagem a Igreja de São Sebastião, localizada na mesma com a Avenida Senador Lemos.


PASSAGEM SANTO ANTONIO : 


RUA NOVA


TRAVESSA COMENDADOR PINHO


PASSAGEM SANTA CATARINA


TRAVESSA ABELARDO CONDURU : Homenageia Abelardo Leão Conduru era o seu nome completo, filho de Filipe Oliveira Conduru e Francisca Belina Leão Conduru. Nasceu nesta cidade de Belém, em 17 de fevereiro de 1889 e faleceu no Rio de Janeiro, em 6 de fevereiro de 1977. Foi casado com Dona Celecina Carneiro Conduru.

Era formado em Direito, acreditamos até que tenha sido pela Faculdade de Direito de Pernambuco, uma vez que nessa época inexistia esse curso em Belém. Também foi jornalista e político.

Por duas vezes ocupou a Prefeitura de Belém nos períodos de 11/03/32 a 05/09/33 e 29/01/36 a 25/01/43. Anteriormente havia sido eleito deputado estadual pelo Pará nos períodos de 1923 a 1926 e 1930. Também foi senador pelo Estado do Pará de maio de 1935 a novembro de 1937. Sua relação com o Cartório Conduru, começou quando assumiu o Cartório Correa de Miranda, 4º Ofício de Notas, substituindo o antigo titular, João Evangelista Correa de Miranda.

Muito conhecido por sua carreira política, trocou o antigo nome do cartório por Tabelionato Conduru, nome que se conserva até hoje. Foi substituído por Hermano Pinheiro, e este pelo atual tabelião Reginaldo Pinheiro da Cunha.

Cremos que a Embaixada Acadêmica tenha conseguido o seu patrocínio, quando o Dr. Abelardo era Senador da República e o Senado era no Rio de Janeiro, então Capital Federal.


PASSAGEM SÃO JOSÉ: 


TRAVESSA BANDEIRANTES : Homenageia o Movimento dos Bandeirantes na Região Sudeste na época do Ciclo do Ouro no Brasil.


PASSAGEM HERMINIA


PASSAGEM SÃO PEDRO







Nenhum comentário:

Postar um comentário